Tal como acontece com os humanos, a hidratação é muito importante para os animais de estimação. Os cães adultos têm cerca de 60% do seu peso total constituído por água, pelo que o facto de não consumirem água suficiente pode afetar a sua saúde e, nos casos mais extremos, pode tornar-se uma emergência veterinária.
Nos meses mais frios o risco é menor, mas no verão é importante garantir que nunca lhes falta água, tanto em casa como quando saem.
É importante ter em mente algumas dicas para evitar a desidratação. Deixamos-lhe as nossas:
- A quantidade de água que um cão necessita por dia varia de acordo com o peso, a raça, a idade e as condições particulares do seu animal de estimação, pelo que é melhor pedir conselhos ao seu veterinário.
- Proporcionar um acesso fácil aos bebedouros e mantê-los ao abrigo do sol para manter a água fresca.
- Evite as horas mais quentes do dia para o levar a passear, quanto mais para fazer exercício de alta intensidade. De manhã cedo e ao fim da tarde são as melhores alturas.
- Se for sair com o seu cão, leve sempre consigo um objeto que lhe facilite o seu consumo de água.
- Evitar deixá-lo em locais onde o calor é intenso.
- Por último, a alimentação também desempenha um papel importante, por isso fale com o seu veterinário.
Muito mais se pode dizer sobre este tema e sobre cada um dos aspetos abordados, no entanto, com estes simples passos podemos manter os nossos cães hidratados, e se virmos que o consumo de água está a diminuir, é muito importante marcar uma consulta com o veterinário para que ele possa avaliar.