Paw Icon
shutterstock_760342429

Como tornar as visitas ao veterinário menos stressantes para os animais de estimação

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp
Print

Visitar o veterinário regularmente é essencial para manter o seu animal de estimação saudável, mas muitos animais podem achar as visitas à clínica veterinária emocionalmente desafiantes. Se te identificas com isto, não estás sozinho.

Experiências negativas anteriores, a viagem até à clínica, a exposição a outros animais ou o simples facto de estar num ambiente e com uma equipa desconhecidos podem fazer com que o teu animal se sinta desconfortável. Isto pode afetar o seu bem-estar emocional e também dificultar que o veterinário consiga examiná-lo e diagnosticar qualquer problema com tranquilidade.

Aqui podes encontrar mais informações sobre como ajudar o teu animal nas viagens, bem como sobre o seu bem-estar emocional e porque é que este é tão importante.

A seguir, apresentamos seis conselhos para ajudar o seu animal a manter-se calmo e tornar a visita mais agradável para todos:

1. Visite a clínica veterinária com antecedência

Fazer algumas visitas breves e positivas à clínica ajudará o seu animal a sentir-se mais à vontade nesse espaço.
Dê-lhe muitos mimos e recompensas. Se possível, pergunte se algum membro da equipa pode aproximar-se para o cumprimentar também.

2. Habitue o seu animal a ser manuseado em casa

Examiná-lo suavemente em casa pode ajudá-lo a habituar-se a que lhe toquem em diferentes partes do corpo.
Faça-o com calma, usando um tom de voz tranquilo, e recompense-o com carinhos e prémios. Quando o seu animal estiver confortável consigo, peça ajuda a familiares ou amigos para que também se habitue à presença de outras pessoas.

3. Leve os seus petiscos ou brinquedos favoritos

Podem servir como distração e recompensa durante a visita.

4. Marque a consulta em horários menos movimentados

Uma sala de espera cheia pode ser barulhenta e causar stress. Tente agendar a consulta para um horário mais calmo, isso ajudará o seu animal a relaxar.

5. Fale com o seu veterinário

O seu veterinário poderá dar-lhe conselhos personalizados e, em alguns casos, a clínica poderá adaptar certos procedimentos para que o seu animal se sinta mais confortável.

6. Experimente um suplemento calmante

E se quiser conhecer mais conselhos ou situações em que o Zylkene o pode ajudar, visite o nosso novo site: zylkene.pt

O Zylkene ajuda o seu animal de estimação a manter-se calmo em situações que o deixam nervoso. É um alimento complementar e pode ser administrado juntamente com a comida. Decubra mais em zylkene.pt

Produits

Plus Comportamento

Scroll to Top