A adoção de um animal de estimação é uma decisão que muda a vida de qualquer pessoa e, como tal, é essencial que seja acompanhada dos procedimentos necessários para garantir o bem-estar do animal e a tranquilidade do adotante.
A prática de exercício regular é uma atividade recomendada para todos os animais saudáveis, seja qual for a espécie. Nestes dias de primavera as ruas enchem-se de pessoas a correr ou a fazer caminhadas, muitas delas acompanhadas dos seus cães.
O exercício regular para os nossos amigos de quatro patas é ainda mais recomendado do que para nós e a sua relação com o peso e os problemas que possam ter nas articulações é inquestionável.
Quando os cães têm excesso de peso aumentam significativamente as probabilidades de desenvolverem problemas relacionados com a artrite, uma das grandes doenças dos animais de estimação. Por outro lado, tendo o cão o peso adequado, através de uma dieta saudável e da prática regular de exercício, as probabilidades de sofrer desses problemas são drasticamente reduzidas.
Aqui ficam alguns exemplos práticos:
Alívio das dores. Um estudo sobre cães com excesso de peso e artrite submeteu os animais a uma dieta de emagrecimento e exercícios em casa. Incluía caminhar durante vinte minutos, três vezes por dia, bem como massagens e vários exercícios de amplitude de movimentos. Depois de seis meses todos os cães do estudo perderam peso e, ainda que todos tenham mostrado uma redução da dor nas articulações, os que perderam mais peso revelaram ainda menos problemas relacionados com a mobilidade.
Se às restrições calóricas da dieta se juntarem planos de exercício, consegue-se reduzir o peso com menos perda de músculo. O exercício ajuda os cães a manterem os músculos fortes e saudáveis.
Noutro estudo foram colocados em dieta dois grupos de cães sedentários com excesso de peso. Um grupo não alterou o nível de exercício, enquanto o outro participou num programa de treino físico com passadeiras (dentro e fora de água) durante uma hora, três vezes por semana. Após três meses, os cães de ambos os grupos tinham perdido peso, mas os do grupo de treino físico perderam uma maior quantidade de peso e, ainda mais importante, mantiveram mais músculo em comparação com os cães que só perderam peso através da ingestão de menos calorias.
Exercício e dieta é a combinação que irá tornar o seu cão um animal mais forte e saudável.
Dicas e truques
A osteoartrite é uma doença degenerativa das articulações que ocorre silenciosamente em muitos gatos.
Quando um cachorro chega a casa, uma das primeiras questões que se coloca é onde deve dormir.
Tanto no outono como na primavera, é comum que a queda de pelo do cão, conhecida como muda, se intensifique.
Produtos
Os cães e os gatos podem ter problemas nas articulações. Flexadin Plus é uma formulação completa que contribui para a saúde articular e flexibilidade.
Esta inovadora formulação, cientificamente demonstrada por diversos estudos clínicos, apoia o funcionamento das articulações em casos de osteoartrose em cães e gatos.