Adotar um animal é uma decisão importante, deve-se saber ter responsabilidade e consideração.
Geralmente, um treino bem sucedido implica assegurar-se de que o seu cão entende que certos comportamentos são aceitáveis e outros não. No entanto, o seu cão pode mostrar sinais de desconforto, incapacidade para compreender o medo, assim como alegria ou emoção nas suas ações. Portanto, cada dono deverá ser capaz de decifrar estes códigos e identificar estes problemas diversos.
Os transtornos comportamentais são comuns e podem ocorrer em caninos das em qualquer idade. Não fique surpreendido se notar uma mudança na atitude do seu cão depois de vários anos! É muito fácil identificar um cão feliz ou stressado. Tal como os humanos, os cães reagem de forma diferente a todos os acontecimentos que surgem. Se surgir uma mudança repentina, o seu cão perceberá.
Ainda que não possa falar, os nossos cães enviam-nos muitos sinais: possuem uma linguagem que devemos aprender a entender. Os nossos amigos de quatro patas comunicam através do corpo e esta linguagem corporal não lhes é exclusiva! Por exemplo, existem imensas razões pelas quais colocam as orelhas para trás, bocejam ou mostram os dentes. Nós humanos temos uma certa dificuldade em compreender esses sinais, porque não usamos o mesmo tipo de linguagem corporal ou usamos pouco. Para começar, observemos os tipos de posturais mais comuns nos cães:
-
Postura de brincar: com as patas da frente no chão e a traseira levantada, o cão convida o seu amigo humano para brincar.
-
Postura com medo: com a cauda baixa, as orelhas puxadas para trás, o cão evita o contato visual e lambe o focinho.
-
Postura em alerta: com as orelhas erguidas, o cão está atento, com a cauda levantada a observar o que o rodeia.
-
Postura agressiva: o cão está rígido, com pêlo eriçado, possivelmente com os lábios puxados para trás a mostrar os dentes.
Estas diferentes posturas são a base para estudar o comportamento do seu cão. No entanto, a linguagem do seu cão é muito mais complexa e não se limita a quatro posturas. Cada comportamento, ladrar e uivar têm a sua causa e o teu animal quer ser compreendido!
Os veterinários são frequentemente excelentes fontes de conselhos para os donos. A sua formação e experiência permitiram-lhes adquirir imenso conhecimento sobre o comportamento dos animais e transtornos comportamentais. Portanto, ainda que seja importante informar-se, deverá sempre considerar consultar um veterinário. Eles estão melhor capacitados para responder às suas perguntas e resolver qualquer questão que possa ter. O significado de certos comportamentos pode parecer muito claro, mas a incompreensão por parte dos donos é muito comum. A observação é essencial, mas a análise completa-a.
Os treinadores de cães podem também ser uma grande ajuda para os transtornos comportamentais!
Dicas e truques
Hoje em dia, a maioria dos donos desejam ter uma relação sólida com o seu cão e compreender os seus desejos, necessidades e comportamentos.
Oferecemos-lhe algumas dicas para facilitar a transição e assegurar o bem-estar do seu amigo peludo.
Manter a higiene do seu gato é essencial para a sua saúde e bem-estar, e uma parte importante desta rotina inclui a limpeza dos seus ouvidos.
Produtos
Alimento complementar que ajuda na gestão de situações stressantes em cães e gatos