Paw Icon
02_nov

Identifique os sinais de stress nos gatos

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp
Print

Os gatos são animais sensíveis que facilmente podem ficar ansiosos ou stressados, como por exemplo, com visitas em casa, ruídos repentinos, mobília fora do lugar, mudanças repetidas no seu ambiente, partilha de território com outro animal e ansiedade de separação.

Os gatos tendem a retrair-se, a esconder-se, a desenvolver hábitos compulsivos ou comportamentos destrutivos, como correr por toda a casa, arranhar os móveis ou a urinar fora da caixa.

Causas de stress nos gatos

Os gatos são muito sensíveis e nem sempre reagem bem às mudanças de rotina. Se o seu gato alterou o seu comportamento recentemente, tente perceber quais foram as mudanças que ocorreram. Isto pode ajudá-lo a identificar a origem do stress do seu animal.

Sintomas de stress nos gatos

Os sintomas de stress nos gatos são muitos, tais como: o gato pode sujar-se (por falta de limpeza) ou limpar-se excessivamente, pode ficar apático e imóvel durante todo o dia, deixar marcas de urina, arranhar mais do que o habitual, ser anormalmente agressivo, miar muito, perder o apetite ou comer demasiado, ficar nervoso, entre outros.

A marcação com urina, os arranhões, a agressividade e a perda ou o aumento do apetite podem ocorrer se o gato não conseguir organizar o seu território como deseja (por exemplo, se vive num apartamento, com outros animais ou não tem acesso ao exterior).

A micção inadequada manifesta-se de duas formas: urinar fora da caixa de areia e deixar marcas de urina. Estas duas formas não devem ser confundidas, pois não estão relacionadas com os mesmos problemas. Se o gato urinar numa superfície horizontal, adotando a mesma posição que quando urina no tabuleiro, pode estar relacionado com problemas urinários que requerem uma consulta com o veterinário. No entanto, se o gato urinar numa superfície vertical enquanto está de pé, libertando um pequeno jato de urina a cerca de 20 cm do chão, trata-se de marcação de urina. Este comportamento está normalmente associado a um acontecimento stressante ou a uma mudança no ambiente do gato.

À semelhança da marcação com urina, os gatos utilizam o ato de arranhar para depositar feromonas que alertam os outros para a sua presença e marcam o seu território. Os gatos arranham naturalmente para afiar as garras, muitas vezes utilizando um poste de arranhar, mas os arranhões verticais por toda a casa, especialmente em locais visíveis, são sinais de ansiedade e stress.

Se o seu gato apresentar algum dos comportamentos acima referidos, não hesite em contactar o seu veterinário.

Com Zylkene ajuda a manter o seu animal de estimação calmo e relaxado em situações perturbadoras. www.vetoquinol.pt 

Plus Comportamento

Scroll to Top