Ao contrário das pessoas, os cães não conseguem falar para exprimir as suas emoções, por isso, podem recorrer a latidos ou gemidos, mas estes são apenas os elementos de comunicação verbal dos nossos amigos. O movimento da cauda e a posição das orelhas são, o seu sistema de comunicação não verbal, assim como as húmidas lambidelas.
E quais são afinal as principais razões para os cães o lamberem?
1. Para o conhecer e saudar
Por norma, o cheiro é o sentido mais forte dos cães, mas eles também aprendem muito com o que apreendem através do sabor.
O sabor de uma pessoa transmite-lhes muita informação, como por exemplo, a sua composição química (hormonas e outros químicos presentes na pele), o seu estado de saúde e o seu estado de espírito. É por isso que os cães se lambem uns aos outros, para se conhecerem/saudarem e, por sua vez, podem fazer o mesmo com os humanos.
2. Porque gosta do seu sabor ou porque lhe quer “dar banho”
Às vezes a resposta é mesmo a mais óbvia: o seu cão lambe-o porque gosta do sabor. Alguns cães gostam do sabor de certos cremes. Outros gostam do sabor a salgado, por isso, adoram dar-lhe uma boa lambidela depois de fazer exercício físico.
Por outro lado, há cães com instinto maternal/paternal e que tomam para si a responsabilidade de ajudar na higiene do tutor com recurso a umas lambidelas.
3. Porque o respeita
Quando o seu melhor amigo lhe dá uma lambidela pode ser sinal de respeito e de submissão. Se o seu cão se deitar e lamber os seus pés, esta é provavelmente a sua maneira de lhe demonstrar respeito.
4. Porque está ansioso
As lambidelas podem também ser um sinal de ansiedade. Quando os cães se lambem ou quando lambem objetos ou o tutor, isto pode proporcionar-lhes alívio.
Se nota que este é um comportamento fora do normal, pergunte ao seu veterinário por Zylkene, para ajudar a manter o seu animal de estimação calmo e descontraído em situações que causam ansiedade, www.vetoquinol.pt.
5. Porque o ama
A maioria das lambidelas são sinal de afeto. As cadelas que são mães lambem os seus cachorrinhos para os limpar e estimular, pelo que este é um dos comportamentos sociais mais importantes. Como sinal de afeto, o cão pode lamber a sua mão quando entra em casa ou depois de lhe fazer festas.
Agora que já sabe alguns dos motivos por detrás das lambidelas, temos a certeza que ficará mais fácil compreender aquilo que o seu melhor amigo lhe está a tentar transmitir. 🙂