A adoção de um animal de estimação é uma decisão que muda a vida de qualquer pessoa e, como tal, é essencial que seja acompanhada dos procedimentos necessários para garantir o bem-estar do animal e a tranquilidade do adotante.
A desparasitação é um fator muito importante no desenvolvimento dos animais, mesmo antes do seu nascimento. Por isso, é muito importante fazer um acompanhamento minucioso das primeiras semanas de vida do seu cachorro, mas também em todas as fases do seu crescimento.
Os cachorros, gatinhos e animais mais velhos correm um risco mais elevado de contrair infeções parasitárias do que os animais adultos saudáveis. Além disso, os animais que viajam em certos períodos do ano também podem estar em maior risco.
Conheça os dois tipos de desparasitação existentes:
DESPARASITAÇÃO INTERNA
Durante a gestação, alguns parasitas instalam-se no trato digestivo do cachorro no útero da mãe, levando à desnutrição. Os sintomas podem incluir diarreia, vómitos, barriga inchada, gengivas pálidas ou apatia.
Durante as primeiras duas semanas de vida do cachorro, é muito importante visitar o veterinário para verificar este aspeto. Os tratamentos de maior frequência são realizados desde os primeiros dias de vida até o cachorro ter 3 meses de idade. Esta desparasitação interna será realizada por meio de comprimidos ou pastas orais, sempre sob a supervisão de um profissional veterinário.
Como medida preventiva, os especialistas recomendam a desparasitação interna de 4 em 4 meses ao longo da vida do animal.
DESPARASITAÇÃO EXTERNA
Quando o cachorro começa a dar os seus primeiros passeios estará mais exposto a parasitas externos. As mais comuns são as pulgas e carraças.
Por este motivo, devemos verificar continuamente o pelo do nosso cachorro e atuar assim que descobrirmos a presença de qualquer um destes parasitas.
O que devemos fazer se detetarmos parasitas no nosso cachorro?
Em primeiro lugar, devemos permanecer calmos e não entrar em pânico, porque, embora não devamos minimizá-lo, é perfeitamente normal que este tipo de parasita apareça durante os primeiros meses de vida de um cachorro.
Em segundo lugar, temos de consultar o nosso veterinário de confiança para que ele possa determinar o tratamento a ser seguido. Geralmente os tratamentos de desparasitação atuam rapidamente, devolvendo a vida do cachorro ao normal em apenas alguns dias.
Dicas e truques
A osteoartrite é uma doença degenerativa das articulações que ocorre silenciosamente em muitos gatos.
Quando um cachorro chega a casa, uma das primeiras questões que se coloca é onde deve dormir.
Tanto no outono como na primavera, é comum que a queda de pelo do cão, conhecida como muda, se intensifique.