A adoção de um animal de estimação é uma decisão que muda a vida de qualquer pessoa e, como tal, é essencial que seja acompanhada dos procedimentos necessários para garantir o bem-estar do animal e a tranquilidade do adotante.
Ninguém quer pôr em perigo a saúde do seu cão, mas por vezes podem surgir problemas de que nem nos apercebemos. Uma das doenças mais preocupantes são as causadas por diferentes tipos de parasitas.
Aprender a reconhecer os sinais de que o seu cão tem parasitas será fundamental para cuidar dele em todas as fases da sua vida.
-
Conheça os sintomas gerais que indicam que o seu cão pode ter parasitas.
-
A desparasitação precoce permite reduzir os riscos para a saúde do seu cão, bem como o risco de propagação dos parasitas.
-
Os tratamentos preventivos, o controlo das pulgas e a limpeza dos excrementos dos cães podem ajudar a evitar problemas graves.
Como detetar se o seu cão tem parasitas?
A tosse, a diarreia, os vómitos e a letargia são alguns dos principais sinais de que um cão pode ter parasitas (embora não sejam necessariamente sintomas exclusivos de parasitas). Outros sintomas dependem do tipo de parasita em si.
No caso dos parasitas internos, a maioria dos cães não apresenta sinais ou sintomas até que a infeção seja moderada ou grave, embora existam duas exceções. A primeira é a ténia, que liberta segmentos cheios de ovos que se parecem com grãos de arroz. Estes segmentos podem ser vistos nas fezes do seu cão, à volta do ânus e em zonas da sua casa onde ele costuma descansar.
No entanto, sabemos que pode ser complicado saber se o seu cão tem parasitas internos. Se quiser partilhar com o seu veterinário o que se está a passar com o seu animal de estimação, eis alguns dos principais sintomas a que deve estar atento:
-
Ténia: Verá vermes em forma de arroz ou esparguete nas fezes ou no ânus.
-
Lombrigas: Vómitos.
-
Verme do chicote: Diarreia e perda de peso.
-
Ancilostomídeos: Gengivas pálidas.
No caso da identificação de sintomas de parasitas externos, uma escovagem regular e um controlo frequente da pele e do pelo do seu cão podem ajudá-lo a encontrar parasitas que podem ser tratados antes de ocorrer uma infeção.
Alguns sinais e sintomas típicos da infeção por parasitas externos incluem:
-
Comichão ou coçar excessivo.
-
Pele seca e escamosa.
-
Pelo seco.
-
Perda de pelo anormal (especialmente no dorso) e manchas calvas.
-
Detritos escuros no ouvido.
Na maioria dos casos, mesmo que suspeite que o seu cão está doente ou pode ter um parasita, as respostas serão determinadas pelo seu veterinário. Visite regularmente o seu veterinário e em caso de dúvida consulte-o sempre.
Dicas e truques
A osteoartrite é uma doença degenerativa das articulações que ocorre silenciosamente em muitos gatos.
Quando um cachorro chega a casa, uma das primeiras questões que se coloca é onde deve dormir.
Tanto no outono como na primavera, é comum que a queda de pelo do cão, conhecida como muda, se intensifique.