A adoção de um animal de estimação é uma decisão que muda a vida de qualquer pessoa e, como tal, é essencial que seja acompanhada dos procedimentos necessários para garantir o bem-estar do animal e a tranquilidade do adotante.
A resposta, como não podia deixar de ser, é sim. Pulgas, carraças e parasitas intestinais são os mais comuns em cães e todos eles podem causar doenças e mal-estar ao animal. Além disso, muitos deles podem ser transmitidos aos humanos e, por esse motivo, ter cuidado com os parasitas do seu animal é indiscutivelmente do seu interesse.
Quando desparasitar um cachorro?
Convém desparasitar os cachorros antes da primeira vacina, por isso é preciso fazê-lo entre os primeiros 20 a 30 dias de vida e depois mensalmente ou a cada 15 dias em função do que o veterinário considerar mais conveniente.
Será este o procedimento até que o animal cumpra os seis meses de idade, após o qual provavelmente passará a um ciclo de desparasitação mais amplo. Desparasitar antes da primeira vacina deve-se ao facto de o cachorro poder contrair parasitas intestinais através do leite materno. Por esse motivo, os veterinários recomendam sempre desparasitar primeiro e, posteriormente, iniciar o calendário de vacinas.
Uma vez cumpridos os seis meses de idade, o veterinário estabelece um calendário de desparasitação, que dependerá do estilo de vida do animal e do local de residência.
Quando desparasitar um cão adulto?
Dizemos que um cão é adulto quando alcança aproximadamente um ano de idade e, tal como sucede com os cachorros, para saber cada quando desparasitá-lo é necessário considerar o estilo de vida e o lugar onde vive.
Obviamente que os cães que vivem num apartamento e só saem para passear de vez em quando no campo, não têm o mesmo contacto com parasitas que os que vivem no campo ou em ambientes naturais. Contudo, tanto num caso como noutro, as pulgas e carraças podem estar à espera do seu animal em qualquer lado e deve protegê-lo.
Além disso, os parasitas externos não são os únicos a afetar os cães. Também podem ser afetados por vermes e outros parasitas internos, presentes tanto em ambientes naturais como urbanos.
Por ambos os motivos, apesar de residir numa cidade, o cão deve ser tratado com regularidade, cabendo ao veterinário decidir a frequência da desparasitação necessária para cada caso.
Campo, parque, cidade, jardins, passeie com o seu melhor amigo por onde quiser com a segurança que dá tê-lo bem cuidado e tratado.
Dicas e truques
A osteoartrite é uma doença degenerativa das articulações que ocorre silenciosamente em muitos gatos.
Quando um cachorro chega a casa, uma das primeiras questões que se coloca é onde deve dormir.
Tanto no outono como na primavera, é comum que a queda de pelo do cão, conhecida como muda, se intensifique.