A adoção de um animal de estimação é uma decisão que muda a vida de qualquer pessoa e, como tal, é essencial que seja acompanhada dos procedimentos necessários para garantir o bem-estar do animal e a tranquilidade do adotante.
Se o seu cão tem artrite, é fundamental que tente tornar a sua vida o mais fácil e confortável possível. Isto implica frequentemente repensar vários aspetos da sua casa para tentar acomodar as necessidades do animal.
Hoje partilhamos consigo algumas adaptações simples e económicas que pode implementar caso tenha escadas em casa, de forma a impactar positivamente a vida do seu amigo de quatro patas.
Utilizar as escadas: sim ou não?
As escadas nem sempre são más para os cães com artrite. Subir escadas pode ser uma excelente forma de ajudar a melhorar a amplitude do movimento, a força muscular e a propriocepção, isto é, a consciência da posição e movimento do corpo.
O mais problemático é o movimento de descer as escadas, especialmente para cães com artrite de cotovelo e ombro. Descer as escadas aumenta a força depositada nos membros dianteiros, na medida em que exige muito controlo para descer lentamente (que provavelmente será o instinto do seu cão).
Outra preocupação relacionada com as escadas são degraus que possam ser escorregadios, estreitos, íngremes, circulares, ou todos estes em simultâneo.
Como pode ajudar o seu cão
Se o seu cão tem de subir escadas regularmente em casa, instale tapetes ou degraus antiderrapantes para ajudar a criar mais tração. Se perceber que o seu cão necessita de ajuda para descer, use um arnês para o apoiar e fazê-lo sentir-se mais seguro.
O importante é ficar atento aos sinais e consultar o seu médico veterinário para fazer os ajustes que melhor permitam uma existência feliz e confortável do seu amigo de quatro patas.
Dicas e truques
A osteoartrite é uma doença degenerativa das articulações que ocorre silenciosamente em muitos gatos.
Quando um cachorro chega a casa, uma das primeiras questões que se coloca é onde deve dormir.
Tanto no outono como na primavera, é comum que a queda de pelo do cão, conhecida como muda, se intensifique.