Um novo membro na família pode causar ansiedade e desorientação, tanto ao dono como ao cão. Damos-lhe algumas dicas para facilitar este processo de habituação ao novo lar:
Prepare a sua casa tanto no interior como no exterior, para que ele sinta que vive num lugar seguro.
No interior, remova os objetos que possam sofre ou causar danos, como fios, e cuidado onde são colocados os produtos nocivos à sua saúde.
Lembre-se que ele é bebé e que irá explorar e brincar com tudo o que está ao seu alcance.
Se tem um espaço exterior para o seu cãozinho, certifique-se que não existem buracos através dos quais possa fugir ou cair.
Deixe o seu novo melhor amigo, explorar e conhecer o seu novo ambiente. Mostre-lhe onde estão as suas coisas, ofereça tranquilidade, afeto e compreensão. Deixe-o explorar as diferentes salas e farejar sem o repreender, durante os primeiros dias. Até se habituar à sua nova casa, deverá poder desfrutar o mais possível da sua presença.
Se tiver crianças em casa, explique-lhes como devem tratar o animal de estimação. Ensine-os a brincar com o cãozinho e a respeitar os seus momentos de silêncio. Nos primeiros dias, supervisione quando estiverem juntos.
Se o seu amigo de quatro patas chorar à noite ou quando estiver sozinho, pode colocar um saco de água quente embrulhado numa toalha na sua caminha para o lembrar do calor da sua mãe. Se estiver inquieto, tranquilize-o.
Como repreender o seu cão?
A melhor altura para repreender o seu cãozinho é quando o apanha “em flagrante” a fazer algo que não deveria, de modo a que este associe a reprimenda à ação. Aplique esta técnica de forma regular e consistente para que aprenda.
Se o animal fizer estragos quando estiver sozinho em casa, não lhe dê atenção durante alguns minutos antes de sair de casa e faça o mesmo quando regressar. Não o cumprimente até que esteja calmo, se o repreender quando chegar a casa não o irá associar aos estragos, irá pensar que está a cumprimentá-lo e ficará com medo. Para evitar estes acontecimentos, certifique-se de que ele está num local seguro onde não se poderá magoar ou provocar qualquer dano.
O que fazer nas primeiras caminhadas?
Nos primeiros passeios, carregue-o nos braços para que se possa habituar aos sons da rua e não tenha medo.
Ensine-o a passear com trela. Para isso, habitue-o a usar a coleira em casa.
Ensine-o a andar ao seu lado. Como? Sempre que puxar a trela, mude de direção para o desorientar. Utilize esta técnica durante as primeiras caminhadas, ele irá aprender a adaptar-se ao seu ritmo.
Como ensinar a fazer as necessidades no sítio certo:
Os cães bebés não conseguem controlar as suas necessidades, pelo que é inútil repreendê-lo quando urina ou defeca num local inapropriado. Como pode ensiná-lo?
– Cubra uma grande área com um jornal.
– Deite algumas gotas de lixívia no jornal para o motivar a fazê-lo ali.
– Pouco a pouco, retire o jornal até que só reste uma folha de papel.
Quando começar a sair à rua, saia com a folha de papel durante os primeiros dias. Quando ele o fizer na folha, recompense-o com um biscoito.
Primeiras viagens no carro:
Na primeira vez em que entrar no carro, deixe-o explorar. Deixe um brinquedo ou um biscoito no carro, para que ele possa encontrá-lo. As viagens devem ser mais curtas. Lembre-se que ele não se pode estar solto no carro, por isso deve levá-lo no banco de trás na transportadora ou no porta-bagagens com a rede de separação ou grelha específica.
Agora que já conhece os pontos chave sobre como tornar a sua casa (e carro) num lugar acolhedor para o seu cão está pronto para recebê-lo!