A adoção de um animal de estimação é uma decisão que muda a vida de qualquer pessoa e, como tal, é essencial que seja acompanhada dos procedimentos necessários para garantir o bem-estar do animal e a tranquilidade do adotante.
Lembra-se da primeira vez que viu o seu cão correr assustado numa festa de anos ou de fim de ano sem saber o motivo? Não tardou em perceber que se assustava com os foguetes ou fogos de artifício lançados nesses dias.
Desde essa primeira vez é possível que tenha desenvolvido alguma estratégia para ajudar o seu animal de estimação nestes momentos, mas vamos a dar-lhe alguns truques que talvez não conheça.
Primeiro, é óbvio que quanto mais longe esteja da fonte do ruído melhor se sentirá. Em casa estará mais seguro, por isso, sempre que possível, procure não o levar à rua nas horas em que saiba que vai haver fogo de artifício no exterior.
Acondicione, dentro do possível, o local da casa onde ele se refugia, colocando mantas ou cartões que reduzam o ruído. Também pode ser uma boa ideia baixar as persianas e colocar um pouco de música com volume suficiente para que se confunda com o barulho que vem do exterior.
Não deve repreendê-lo por se mostrar assustado. Acontece a muitos cães e não entendem o seu aborrecimento, o que só vai agravar a situação.
Também não deve consolá-lo, já que pode confundir o carinho que lhe dá com uma mensagem de aprovação do seu comportamento. Faça-lhe festas só quando se tiver acalmado.
Por último, não tente vencer o medo acostumando-o ao barulho que o provoca. Ainda que seja você a lançar um foguete ou fogo de artificio este facto pode ser prejudicial e não conseguir outra coisa que não seja gerar a desconfiança do animal em relação ao tutor.
Mantenha a calma quando lançarem fogo de artifício ou foguetes. Lembre-se que demoram pouco tempo a passar e poderá voltar a estar tranquilo e feliz com o seu animal.
Dicas e truques
A osteoartrite é uma doença degenerativa das articulações que ocorre silenciosamente em muitos gatos.
Quando um cachorro chega a casa, uma das primeiras questões que se coloca é onde deve dormir.
Tanto no outono como na primavera, é comum que a queda de pelo do cão, conhecida como muda, se intensifique.
Produtos
Os cães e os gatos podem ter problemas nas articulações. Flexadin Plus é uma formulação completa que contribui para a saúde articular e flexibilidade.
Esta inovadora formulação, cientificamente demonstrada por diversos estudos clínicos, apoia o funcionamento das articulações em casos de osteoartrose em cães e gatos.